domingo, 29 de janeiro de 2017

Tarot Hits: Loka / Simone e Simaria part. Anita feat : Copas e algo +



Vinte quatro horas após o lançamento do clipe , já totalizava mais de três milhões de visualizações e prometia ser o hit do verão.
Hoje com 51.190.550 visualizações do clipe ( só no canal oficial) e ocupando o primeiro lugar nas rádios, foi além da promessa.
Além do ritmo gostoso e contagiante e do público que a  diva brasilis pop mais super do momento empresta para a talentosa dupla Simone e Simaria , Loka é sucesso por que fala sem papas na língua ou meia verdades sobre uma decepção amorosa e ao mesmo tempo nos convida a olhar pra frente ao olhar pra si.
E essa vivência também é o tema central de grande parte das consultas.
Aí alguém vai dizer : 
"Ai Harah mas não desse jeito superficial." 
E aqui subentende-se toda a crítica sobre o estilo musical e a polêmica sensualidade e sexualidade impressa no clipe ) 
Mas eu posso afirmar que independente da maneira que a pessoa define a si e suas ambições afetivas ...no final a experiência de amar , a escolha inacertada , a ilusão da mudança e por fim a dolorosa aceitação e virada de página é IGUAL.
São vivências tão fortes , atemporais e transculturais que estão presentes no tarot e vou "traduzir " a letra sob o viés dos arcanos e vai servir tanto para quem é estudante ( pelas combinações )  como para quem está aqui buscando autoconhecimento.



O Eremita fala da solidão voluntária , aquele momento em que precisamos ou optamos pela introspecção , silêncio e reflexão. Diante de uma crise amorosa muitas vezes nos deparamos perante essa necessidade ou temos que lidar com o afastamento do outro  , seja ele material ou emocional.
E aí mesmo que seja oferecida a melhor e maior taça de mel , não nos anima ! Tal qual o Quatro de Copas que nos mostra a apatia , os braços cruzados diante do que a vida nos oferece ...pois o que ela oferece não é aquilo que ansiamos .
Somando essa dupla :  9 + 4 = 13.




Treze é o arcano subentendido aqui.
A Morte.
Mostra que esse isolamento , silêncio e apatia , tem a ver com um término doloroso.



O  Oito de Copas fala de uma trajetória amorosa quase completa, afinal se consideramos que o naipe vem numa sequência de dez ...e aí é que está! 
Se viveu muita coisa e a impressão que se tem é que faltava tão pouco , que se caminhasse um pouco mais , se transpusesse esses vinte por cento! 
Mas  é a hora de reconhecer que a história acaba assim feito um filme de final triste.
E mesmo que o amor ainda pulse no coração , é preciso encarar que a fonte secou e ficar parada diante de um lugar onde nada mais vai jorrar é se condenar à morrer no deserto.
E óbvio o sofrimento que esse conflito traz e que vem representado no arcano 12 O Pendurado.
O mais intrigante é que quando sabemos e sentimos que precisamos esquecer é quando mais lembramos.
E as lembranças tem a mania de se fantasiar de esperança e dar voltas em nossa mente na dança da ilusão.
Na soma dos arcanos , temos o arcano 20 O Julgamento

                                 .

Se anteriormente falávamos da experiência arquetípica da Morte , aqui temos a crença do renascimento representada nesse arcano que fala do Juízo Final...ou seja : tudo aquilo que está morto perante nossos olhos materiais será despertado em sua essência e a chance de nova vida pode ser concedida .
Mas até que ponto essa possibilidade é real?
E que tipo de vida seria dada ?
E principalmente: no deserto emocional em que se encontra é repleto de miragens ...
No que acreditar ?



Novamente o Quatro de Copas revelando apatia .
Ao lado da silenciosa e passiva Sacerdotisa nos remete ao arcano 6 Os Enamorados 



Revelando que sim , tenta esquecer ...Mas no fundo a imobilidade e resistência toda revela que ainda se contempla possibilidade de retorno ...é preciso esperar , é preciso ficar no lugar para que o antigo amor caso volte a encontre.
Por aqui eu até arriscaria que eles ainda se vêem.
Sabe aquelas recaídas "in off".
Então...




A Lua nos fala da nostalgia , do passado das lembranças...E sob a sua escuridão todos os gatos são pardos e todos amores possíveis ! Essa energia potencializa a romantizada ilusão contida no Sete de Copas , que ao meu ver fala do impalpável...muito mais as nossas projeções e fantasias , nossa arrogante prepotência em achar que dotadas de que nominamos "grande amor" teremos sim opções em mudar tudo aquilo que na verdade já cristalizou .
É muito comum nas consultas a consulente indagar :

" Mas e se eu fizer isso ? E se eu fizer aquilo? Mas e daqui uns dias? E daqui uns meses? "

E na maioria das vezes para casos como discutimos aqui a resposta final vem gritando no arcano da Torre : destruição e cada um para um lado .



E o Príncepe representado no Cavaleiro de Copas , aquele que trazia a taça de amor transbordando em seu cavalo branco se transforma no arauto do fim e mostra seu lado negro no arcano da Morte .
O Cinco de Copas é um arcano tão literal no sentido de chorar o leite derramado : perceba que três taças estão tombadas e a figura está cabisbaixa óbviamente se lamentando perante elas ...e atrás tem duas taças que permanecem de pé...lembra logo no começo quando falamos dos oitenta por cento da jornada onde faltava tão pouco? Esse pouco que resta está presente aqui também e é o que faz chorar não pelo que foi...mas pelo que podia ser.
Na soma temos o arcano  19 O Sol


A sinceridade da "miga" é quase infantil ... Citando uma outra música , como diria Cazuza em " Só as mães são felizes " :
"Reparou na inocência cruel das criancinhas com seus comentários desconcertantes?"
Pois é.
Sem filtro , sem meias verdade assim como O Sol escancara sua luz e olhe nos olhos dele quem puder !






Minha parte preferida da música !
Aqui fala do empoderamento . 
Ao se vestir da melhor maneira possível e passar um batom nos lábios a mulher está sim mostrando a que veio , que está viva , que está ciente de sua beleza , vida e poder de renovação e prosperidade em todos os sentidos .
Atributos da "patroa" dos arcanos A Imperatriz.
Que vem literalmente de frente para o Carro que meu bem ...velozes e furiosos é pouco quando se coloca esse Ás de Paus ao lado dele ...
Perceba que no próprio clipe esse arquétipo de fogo como elemento transformador é presente .
Depois de todo aquele aguaceiro de copas , finalmente o fogo vem pra dar ação e esquentar tudo !
E voltando ás somas , aqui temos oculto o arcano 11:



A Força fala de superação .
Ter forças para subjulgar aquilo que antes lhe amedrontava.
Mas também fala do magnetismo e da sensualidade .
A muher domando o leão me lembra de leve a hora que quase no final do clipe elas pisam no boy !
Chora não no colo , mas aos pés da patroa muahahaha!









Quatro de Paus é o arcano que fala da galera reunida.Que  nos lembra que juntos somos mais fortes e que podemos contar um com os outros não só na hora dificuldade como no momento de celebração e alegria .
É um momento de festa , o momento de "joga a mão pra cima e sai do chão " , o famoso 
ipi ipi ipi urra ou mais atualizado uhullll!






E  o que acontece com as meninas : se juntam e não só vão

 pra festa como são a festa !

O três de Copas simboliza o trio com exatidão na alegria e 

no entrosamento...

Mas na verdade são elas que simbolizam os dois arcanos somados pois essa festa no meio do fogo é a junção perfeita do três de copas aquecido pela energia do fogo do quatro de paus !

A coisa esquenta! Ferveção !
E somando 4 + 3 =  7



Heehehehehe!
Sim o carro literal e tarológicamente presente !
A moça entrou no carro mesmo! 
Tanta energia que não só entrou como incendiou geral !






O louco ( locaaaaa) de frente pro Dois de Copas que a Roda da Fortuna traz para aquele momento único.
A sorte está lançada ...pode virar a qualquer minuto ...
Mas o importante não é a permanência e sim a vivência.
Amores de momento , amores de um beijo só ...
Por mais difícil que seja...pois se somarmos : 10 + 2 = 12




O Pendurado dentro de um sentido mais filosófico do tarot significa um rito de passagem.
Sabe naquelas culturas mais arcaicas que impõe em certas fases da vida uma tarefa ou missão que muitas vezes é dolorosa , uma saga.
E aqui eu vou exemplificar com algo bem pertinente ao tema:
Ouvi uma vez sobre uma tribo lá do outro lado do oceano ( não tenho certeza se africana por isso não vou me prender a dados geográficos mais precisos) que até hoje pratica uma espécie de "exorcismo" nas mulheres que se tornam viúvas : a colocam afastada numa espécie de retiro e durante certo tempo ela vai se deitar com alguns moços da tribo escolhidos pelo líder religioso .
Ela precisa se entregar a outros homens para que "espante" e "quebre" a energia do falecido , pois senão ele vai ficar ali do lado dela e mais pra frente é mais difícil tirar ...e aí a tribo fica desfalcada em uma mulher que poderia ainda casar e ser boa esposa , algo fundamental na formação dos clãs.
Claro que isso é lá da cultura deles ...
Mas tem sentido.
Total.
Digamos que esse Pendurado é o auto-sacrifício de nossa personagem , se jogando na noite pra espantar o que ainda lhe assombra do ex-atual -futuro.



E é através desse enfrentamento que ela consegue finalmente fechar o ciclo .
Ela sai daquele do arcano 20 O Julgamento que vimos lá no comecinho e vai para um próximo 
nível , O Mundo .
E aquela taça que tanto lhe foi oferecida no momento de apatia do Quatro de Copas aparece novamente e agora em primeiro plano e total destaque .
Como temos aqui uma finalização de ciclo e não somente um "esquecimento" é que ela vai sim se "jogar " em tudo o que de bom a vida lhe ofertar generosamente .


E curiosamente no clipe as águas realmente se derramam sobre elas ilustrando o momento de se permitir beber na fonte , o estar na chuva para se molhar !
Somando  21+ 1  = 22
O Louco !
Que dentro do tarot pode ser considerado tanto como arcano zero como arcano 22!
Louco ou Louca ao meu ver vai além do ser simplesmente inconsequente ou irresponsável ou até leviano.
Vivemos e nos condicionamos a fazer tudo tão quadradinho ...tantos medos que nos travam e tantos atos que mentalmente engendramos mas que ficam ali somente na vontade ...afinal de contas 

"Nossa se eu fizer isso vão dizer que eu estou louca!!!!"

E nisso vai se abafando o instintivo  e a voz da alma que sabe tudo...
E vivendo a "sanidade "  de uma vida castrada , de uma vida madrasta , de uma vida onde somos escravas .
Proponho esta reflexão e vos convoco oh Locaaas para a partir de hoje ser a patroa de sua própria vida , corpo , alma e amor.
E com vocês 
Simone , Simaria , Anita ...Haraaaaaaah !




Nenhum comentário:

Postar um comentário

As águas de março : Imperatriz e um novo ciclo

Finalizando março, que é um mês especial. Três é um número perfeito,inspirado.Simboliza materialização ,o florescer. Se floresce...